Em outubro de 2008, idealizada pelo poder público local e baseada nos anseios da população de Francisco Morato, iniciaram-se as atividades para a construção da Escola Técnica Estadual (Etec) de Francisco Morato. Tal construção é fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Em 08 de fevereiro de 2010, iniciou-se suas atividades como classe descentralizada da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar situada em Franco da Rocha. Em março do mesmo ano, a referida Etec tornou-se independente após a assinatura Decreto – Lei nº 55520 de 02/03/2010 pelo então governador José Serra, sob o nome de "Etec de Francisco Morato". Como pioneira em educação técnica na cidade e oferecendo ensino médio de qualidade, a Etec ocupa posição de destaque perante a população; vislumbrando perspectivas de empregabilidade.
Missão
Formar profissionais nas suas diferentes habilitações, oferecendo ensino público de qualidade, pautados no pleno exercício da cidadania, almejando à empregabilidade, estabilidade, sustentabilidade e inserção nas melhores universidades.Visão
A Etec de Francisco Morato pretende a médio prazo transformar-se em uma Unidade de referência pela qualidade dos cursos que oferece para a comunidade em que está inserida e cidades limítrofes.
Finalidades da Etec
• Capacitar o educando para o exercício da cidadania e fornecer lhe meios para sua inserção e progressão no trabalho e em estudos posteriores;
• Desenvolver no educando aptidões para a vida produtiva e social;
• Constituir-se em instituições de produção, difusão e transmissão cultural, científica, tecnológica e desportiva para a comunidade local e regional.
Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.
Técnico em Informática é um dos cursos oferecidos no vestibulinho da Etec. O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.
Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos sob a supervisão de uma Etec – em cerca de 300 municípios paulistas.
As Etecs atendem mais de 221 mil estudantes, nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 67 mil.